Expresso do Oriente – Robôs Gigantes

Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, mais uma vez trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E hoje vou falar sobre… Bom, antes de começar a falar sobre essa minha paixão que são os animes com Mechas, vou falar sobre essa notícia que explodiu meu crânio na primeira vez que li…
“Japão e EUA se enfrentarão em duelo de robôs gigantes
Norte-americanos desafiaram e japoneses aceitaram briga de máquinas.
Robôs têm até 5,4 toneladas e até possuem canhões.
Megabot é o robô norte-americano que participará de disputa contra o japonês Kurata. (Foto: Reprodução/YouTube)
A fabricante de robôs japonesa Suidobashi Heavy Industries aceitou o desafio lançado nesta semana pela concorrente americana Megabot para um duelo de robôs gigantes.
Embora a data e o lugar ainda não tenham sido anunciados, um robô japonês de 4 toneladas e um americano, de 5,4 toneladas, em breve estarão cara a cara inaugurando um novo tipo de espetáculo, já retratado em obras de ficção científica: as batalhas de robôs gigantes.”
É isso mesmo, meus caros leitores amantes da cultura oriental! Robôs gigantes equipados com armamento de verdade e tudo mais, lutando até sobrar apenas um em pé! Eu, que passei minha infância e adolescência assistindo Gundam Wing, e jogando jogos como Front Mission e Xenogears, levei um choque quando li essa notícia! E é baseado nisso que hoje vou falar um pouco sobre esses gigantes de metal (ou de qualquer outro material) presentes nos animes.
Os robôs gigantes, ou mechas (abreviação de mechanical, em inglês) estão presentes nas histórias de ficção há décadas. Seja para serem usados para a guerra ou para proteger a humanidade de uma grande ameaça, os mechas sempre aparecem imponentes e portadores de um grande poder de destruição. Podem ser seres conscientes ou simplesmente armas de combate, e normalmente são pilotados por seres humanos. Bom, seja na Terra ou no espaço, seja contra monstros gigantes, contra outros mechas, ou até contra anjos, quando um mecha entra em combate, batalhas absolutamente épicas e devastadoras são travadas!
Um dos maiores ícones do gênero é o anime Mobile Suit Gundam (Kidou Senshi Gundam, no japão). Criado em 1979 por Yoshiyuke Tomino, Gundam é uma das franquias de anime mais bem-sucedidas até hoje, com 34 anos de existência, entre animes, mangás, filmes, e itens colecionáveis (com direito até a uma estátua do Gundam RX-78 em tamanho real no japão). A série Gundam chama atenção por abordar temas como: conflitos políticos, guerra, crueldade, etc. Gundams são mechas feitos de um material ultra-resistente e equipados com sabres de energia, rifles e outros tipos de armamento pesado, e normalmente controlados por um jovem piloto. Em suas muitas séries, o foco normalmente é num futuro onde a humanidade é forçada a migrar para colônias espacias devido à superpopulação terrestre.
Esse é meu favorito! Neon Genesis Evangelion foi um grande sucesso no Japão e no resto do mundo devido ao seu enredo complexo e seu aprofundamento em temas como religião, ciência, psicologia, moral e ética, e relacionamentos intra/interpessoais. O palco da história é a cidade de Tokyo-3, reconstruída 15 anos após um cataclismo mundial, o Segundo Impacto. Shinji Ikari é o protagonista do anime, filho do frio comandante da NERV, gendou Ikari. A NERV nada mais é que “A linha de frente da humanidade”, é uma organização responsável por defender a raça humana do ataque de seres chamados de “Anjos”. Eles fazem isso utilizando-se de mechas(que na verdade não saõ Mechas, pois são biológicos) chamados de Evangelions, ou EVAs, pilotados por crianças escolhidas a dedo pela NERV e compatíveis com o DNA do EVA.
Tengen Toppa Gurren Lagen, da mesma produtora de Evangelion, também se passa em um futuro distópico. A humanidade sobrevive no subterrâneo do planeta enquanto a superfície é habitada por homens-fera e outros monstros. A história é protagonizada por Simon, um garoto que trabalha em sua vila nas escavações. Um dia, quando estava escavando, Simon encontra uma chave que ele logo depois descobre que serve para ativar um mecha, o Ganmen, ou Lagenn como é apelidado. Juntamente com seu amigo Kamina, Simon decide pilotar o Lagenn até a superfície, e logo descobre o motivo de ninguém ter ousado subir até lá. O anime é recheado com batalhas épicas, risadas, drama e personagens carismáticos. Vale muito a pena assistir!
Esse é pra quem adorou Death Note! Esse anime conta a história de Lelouch Lamperouge, um jovem príncipe herdeiro do império de Britannia que sofreu um atentado à sua casa quando era criança, no qual sua mãe morreu e usa irmã ficou cega e paralítica. Depois disso, foi obrigado a se afastar da sua família e se refugiar na Área 11, região correspondente ao Japão. Anos mais tarde, Lelouch se encontra com uma mulher mistériosa chamada C.C., que lhe dá um poder chamado Geass. Com esse poder Lelouch consegue controlar qualquer ser humano, sendo impossível não obedecê-las. Com esse poder, ele decide destruir o mundo em que vive e reconstruí-lo como um mundo melhor, sem guerras.
Este foi provavelmente meu primeiro contato com Mechas. Eu jogava o jogo do Nintendinho quando era criança, e muitos anos mais tarde tomei conhecimento do anime. Macross é reconhecido como um clássico no mundo todo por misturar elementos de mechas, batalhas épicas e romances. No ano de 1999, uma nave alienígena cai na terra, causando grande preocupação a todas as superpotências mundias. Temendo um ataque alienígena, as nações se unem e reconstroem a nave SDF-1 Macross. Dez anos mais tarde, a humanidade é atacada por uma raça alienígena, os Zentraedi, iniciando uma batalha épica entre as duas raças, onde a nave Macross atua na linha de frente de defesa da humanidade.
E é isso pessoal, espero que tenham apreciado a leitura e as dicas de anime! Semana que vem tô de volta!
Um forte abraço, e até a próxima estação! Sayonara!